top of page

QUEM SOMOS

cia. visse & versa (7).png
CIRCULO PONTOS.png

Vivemos um momento muito bom na produção do Teatro acreano em 2008, onde os espaços de diálogo se fortaleciam a cada ação desenvolvida por grupos e pessoas. Nesse cenário que surge a Cia. Visse e Versa, a partir do espetáculo “Comédia Del’ Acre”, realizado pela Federação de Teatro do Acre, em 2007, com o desafio de trilhar um caminho entendendo a Arte Pública como instrumento político e social.

Partindo desse pressuposto, a Cia Visse e Versa inicia uma jornada sólida de projetos, realizando Caravanas, Circulações, Intercâmbios e Formação, assim como marcando presença em Festivais de Teatro, dentro e fora do Estado, sempre dialogando com os quatro cantos do Brasil. Ações como estas possibilitaram novos olhares para o coletivo.

Além dos integrantes, a Cia. acolhe atores interessados no trabalho de investigação e preparação corporal para exercer sua prática teatral. Com isso, o intercâmbio com outros grupos, atores, dramaturgos e diretores, na perspectiva de construção coletiva e troca de conhecimentos, é fator primordial na criação e concepção dos trabalhos e alicerce de suas ações.

Atua ainda como espaço de formação, pois agrega atores inexperientes que descobrem uma porta para outras perspectivas do fazer teatral, ocupando diferentes espaços de diálogos cênicos, seja em grupos, iniciativas artísticas, ou mesmo na academia, que possibilita a constatação do aprendizado prático.

A Cia. Visse e Versa de Ação Cênica realizou a montagem dos espetáculos de Palco Piquenique no Front de Fernando Arrabal e Desencaixotando Nós, e tem em seu repertório ainda com concepção para Palco: Yunu Pãni, e os espetáculos de Teatro de Rua: Comédia Del’ Acre; As Mulheres de Molière e Cortejo Híbrido.

Entendendo que não bastava apenas circular com seu fazer artístico, considerou importante fortalecer esse trabalho criando em 2015 o Festival Matias de Teatro de Rua, que traz produções teatrais de Rua das cinco regiões do Brasil, dando prioridade aos grupos da Região Norte e grupos locais com atuação na Rua.

Atuante nos palcos e na construção das Políticas Públicas para a Cultura, a Cia é filiada à Federação de Teatro do Acre – FETAC e integra a Rede Brasileira de Teatro de Rua – RBTR, assim como, ocupa espaços de debate dos Conselhos de Cultura, se fazendo presente nas discussões para o cumprimento das diretrizes dos Planos Estadual, Municipal e Nacional de Cultura.

Evoé!

bottom of page